sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Opinião: Will & Will - Um Nome, Um Destino

"Eu tava pensando em como dependemos de um melhor amigo. Quando você acorda de manhã e coloca suas pernas pra fora da cama, põe seus pés no chão e levanta. Você não se inclina pra fora da cama e olha pra baixo pra ter certeza de que o chão tá lá. O chão tá sempre lá. Até que não tá mais"
(Will & Will - Um nome, Um destino - a tradução é minha, porque não sei como tá no livro)

Escolhi ler este livro porque a capa original é linda! Sim. Eu julgo livros pela capa. Mas, também, como não julgar? É rosa, roxa, amarela, verde e todas as cores. Em neon. Brilhante. Bri-lhan-te.

Compre aqui.
 
Escrito por dois autores super bacanas, John Green e David Levithan, esta história me fez gargalhar do início ao fim e foi um dos melhores entretenimentos que já tinha lido em tempos!


A história é sobre dois Will Graysons. Um de cada canto dos Estados Unidos. E cada um com sua vida completamente distinta. O Will Grayson do John Green, como bom personagem dele, é um menino engraçadinho, não muito popular, que se apaixona pela amiga mais legal, linda, inteligente e com bom gosto do grupinho. Ele mora em Chicago e tem um amigo gay-grande-enorme que é o personagem mais engraçado da história dos Young Adults. Ele está prestes a estrear o seu musical sobre ele mesmo: Tiny Turner é uma estrela!

Adendo: a graça do nome do Tiny Turner é que "tiny", em inglês, significa "pequenininho" e ele é imenso! 


O Will Grayson do David Levithan é o oposto direto do Will de Chicago: Mal humorado, irritado e depressivo, o Will Grayson do Levithan só tem uma amiga – Maura – e, mesmo assim, não é lá essa coisa toda. A amizade dos dois é baseada em murmúrios, desconfiança e brigas: a Maura escreve um poema sombrio pra cada umaAlém de ter que aguentar a mãe que insiste que ele está sempre precisando de coisas-que-mãe-podem-oferecer e a Maura que não para de perturbá-lo, Will também está se descobrindo gay. Há certo tempo vem se correspondendo virtualmente com Isaac, esse menino gente boa e legal – diferentemente das pessoas da sua escola, que o entende, o faz rir e sabe de todo mundo sem ninguém saber dele.

Compre aqui.

O livro inteiro é engraçado. Muito. Engraçado. Em alguns momentos, precisava colocar o tablet em stand by pra me recuperar de tanto rir. Vou copiar um trecho que gostei bastante aqui no fim do texto pra vocês me entenderem.

A história é muito bem montada, tem tiradas ótimas, um pano de fundo legal e não deixa nada a desejar. Um dos meus Y.A. prediletos! Passa longe do clichê menino-menina-problema-resolução-felicidade. Foi traduzido pela Editora Record e não sei bem como tá a tradução, porque li em inglês, mas com certeza vale a pena. O humor do Levithan é muito diferente do John Green, o que nos traz duas visões completamente diferentes da mesma situação.

Durante o livro, temos a narração do Will Grayson do Levithan e do Will Grayson do John Green, que se diferenciam pela grafia: o Will do Levithan usa letra minúscula em tudo; enquanto o John Green escreve normalmente.

Dei 5 estrelas no Skoob, porque me fez rir, chorar e tem quotagens ótimas! 

Aqui vai um trecho que acho super engraçadinho e a tradução literal que fiz - não sei como tá no livro da Record!

O “me” no diálogo a seguir é o Will Grayson do David Levithan.

me: who are you?
tiny: tiny cooper!
me: you can’t really be named tiny.
tiny: no, that’s irony.
me: oh.
tiny (tsking): no need to ‘oh’ me. i’m fine with it. i’m big-boned.
me: dude, it isn’t just your bones.
tiny: just means there’s more of me to love!

_________________________________________________________________________________

eu: quem é você?
tiny: tiny cooper!
eu: você não pode se chamar tiny de verdade. [tiny, em inglês, é um adjetivo equivalente a “pequenininho” e, como eu tinha dito, o tiny é grande-enorme]
tiny: não, isso é uma ironia.
eu: ah.
tiny: você não precisa falar “ah” pra mim. eu tô bem com isso. eu sou ossudo.
eu: cara, isso não são só seus ossos.
tiny: isso só quer dizer que tem mais de mim pra amar!

Tudo muito bem humorado e sensacional! 

Tem os links pra comprar na Amazon e na Saraiva na legenda das capas. 

Indico doze vezes!

Se gostou, se interessou, já leu o livro, se já leu John Green, se já leu Levithan, se tá afim de ler ou se tá só passando por aqui, deixa nos comentários!

Tenho um blog de literatura, um Twitter, um perfil no Skoob e no Facebook. Vamos conversar sobre livros! :-)

Um beijo com amor e chocolates,

Da Gi Marques!

Nenhum comentário:

Postar um comentário