sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Bienal do Livro: você sabe o que é?

Vim aqui hoje falar sobre o maior evento literário do Brasil: a Bienal do livro.

Foto: Reprodução



Glossário

Bienal: a cada dois anos.

Há mais ou menos 30 anos atrás, em 1970, aconteceu a primeira Bienal do Livro em São Paulo. Desde lá e já tendo passado por Belo Horizonte, voltado pra Sampa (<3), ido pra Recife e outras cidades, a Bienal propaga o amor aos livros e integra diversos lançamentos em seus infinitos estandes.

O projeto surgiu a partir de uma ideia do Ministério da Cultura de incentivo a leitura. Desde então, o evento tem sido superlotado por bastante tempo - como está essa edição no Rio - 2013.

Os diversos pavilhões coloridos da Barra estavam lotados de fãs de literatura clássica, nacional, moderna, estrangeira, YAs, livros policiais... enfim. Tinha pra todo gosto: e ainda tem.

A Bienal ainda tá rolando esse final de semana (aproveita o feriadão e corre pra lá, você aí que mora no Rio!).

A respeito dos preços, diveeee(...)ersas pessoas disseram que os descontos não estão lá essas coisas, mas que algumas editoras (como a Alfaguara) estão com descontos bem bacanas. Então, caso você não tenha gastos externos aos livros, vale a pena passar pra descobrir se tem algo interessante pra você.

A Editora Intrínseca, por exemplo, usou o mega sucesso do John Green pra fazer um apanhado de suas obras e fazer um bate-papo com os leitores (os nerdfighters) junto com o evento de promoção da edição brasileira de Paper Towns (Cidades de Papel). Legal, né? (Mais informações aqui)



Tudo isso lá no estande deles! E tem mais: o Matthew Quick, autor de O Lado Bom da Vida, tava lá autografando seus livritchos recém-lançados pela editora.

Foto: Editora Intrínseca


Tem muita gente, o Brasil tá vendo que tem muito público leitor e que bom, né, gente?

A Bienal é uma delícia. As de Sampa nunca me decepcionaram e sempre acabei tirando coisas ótimas de lembrança e experiência! ;-)

E você aí, já foi pra alguma Bienal?

Me conta aí nos comentários.

Tô internet afora: meu Twitter, Instagram e meu outro blog sobre literatura!

Um beijo no coração,

Da Gi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário